terça-feira, 9 de novembro de 2004

O Porto - A Cidade


A cidade do Porto está situada na margem direita do Rio Douro, sendo a segunda cidade do país. O Porto é a capital regional da zona norte.

No ponto onde se atravessava o rio, existia um povoado designado por Cale (século V). Mais tarde é referido por Portus Cale e Portucale, origem do nome do País. Quando Vímara Peres repovoa esta área no século IX, Portucale designa também o território dela dependente e no século X toda a região a sul do rio Lima.

A Sé do Porto é anterior à fundação da nacionalidade com a pequena igreja românica da Cedofeita e o resto das muralhas são parte fundamental do espólio medieval da cidade. No século XIV a cidade recebe uma nova cerca. Embora designada por Fernandina, a sua construção deve ter ocorrido entre os reinados de D Afonso IV e D. João I. Esta fortificação define o núcleo histórico do Porto.

A cidade colaborou na Descobertas desde o ínicio. Daqui partiu a esquadra do Infante D. Henrique para participar na conquista de Ceuta.

No final do século XV o Porto tinha uma só freguesia e a sua população não ultrapassaria os 10 000 habitantes, enquanto Lisboa tinha 50 000.

No século XVII o Porto conhece um importante crescimento relacionado com o comércio do vinho. A assinatura do Tratado de Methuen (1703) favorece a exportação de vinhos para a Grã-Bretanha e depois cria a Real Companhia da Agricultura dos Vinhos do Alto Douro.
Com o incremento do comércio, aumentaram as colónias de ingleses e outros europeus, exercendo a primeira grande influência na cidade. O esplendor do barroco de Nasoni, tão divulgado no Norte, deixa em muitos edíficios da cidade a marca da prosperidade.

Um outro período da história urbana do Porto ocorre no século XIX em consonância com a revolução Industrial. Instalaram-se fábricas, construiram-se bairros burgueses e operários e abriram-se avenidas. O Porto tornou-se uma cidade mercantil e industrial, sendo o principal centro na freguesia de Massarelos. Neste lugar, que começou por ser um centro produtor de sal no século XIII, instalaram-se fundições, moagens e o primeiro centro térmico da cidade.
Actualmente, os ramos da indústria mais representativos em termos de emprego são os dos textéis, vestuário, alimentação e bebidas, artes gráficas e edição de publicações e química.

Com o aumento do emprego industrial na cidade, cresce também a atracção que ela exerce sobre os campos. O problema do alojamento encontra no Porto uma resposta peculiar representada pelas "ilhas". Solução talvez inspirada em formas antigas, é constituída por pequenas habitações em banda, dando para estreitos corredores que enchem o interior dos quarteirões.

Foi também no século XIX que se constituiu o Porto burguês. Em 1855 foi inaugurada a iluminação pública e o cemitério de Agramonte. Neste século, em 1865 foi inaugurado o Palácio de Cristal.

O desenvolvimento de uma cidade não se faz sem transportes e o Douro era um obstáculo díficil que só foi decididamente ultapassado com o progresso técnico do século XIX. Depois da Ponte das Barcas(1806) e da Ponte Pênsil (1842), em 1877 foi erguida a Ponte Dona Maria, que leva o comboio de Vila Nova de Gaia até Campanhã. Em 1886 é inaugurada a Ponte D. Luís, de Gustav Eiffel. Em 1963 foi aberta ao trânsito a Ponte Arrábida e, finalmente em 1992 Edgar Cardoso termina a construção da Ponte de S.João, que vai substituir a ponte Dona Maria na sua ligação ferroviária com o Porto.

Do ponto de vista comercial e de serviços, o Porto apresenta uma grande quantidade e diversidade. O desenvolvimento económico arrastou as áreas periféricas que registam grande crescimento populacional, sendo uma importante área suburbana.

No ínicio do século XX, o estabelecimento do Porto marítimo em Leixões, Matosinhos determinou o abandono do Porto fluvial. O Porto é uma cidade industrial.

As pequenas oficinas prosperam por todo o lado mas são as fábricas e "ilhas" em Cedofeita, Santo Ildefonso, Bonfim e Campanhã que caracterizam uma cidade que se estende por entre quintas, casas e hortas, muito além dos limites fixados pela Estrada da Circunvalação.

A renovação do centro do Porto inicia-se com a República, pela abertura da Avenida dos Aliados e a edificação dos novos Paços de Concelho. Visa-se a requalificação do centro cívico e financeiro, formado em torno da Praça de D. Pedro, perto da Estação de S. Bento (inaugurada em 1909). A transformação da cidade será obra do Estado Corporativo, com a Ponte Arrábida e a Via Rápida que ligam a margem sul do Douro ao Porto de Leixões e ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

A revolução democrática trouxe a consciência da necessidade de um desenvolvimento mais harmonioso e a aprovação do Primeiro Plano de Urbanização municipal. A nomeação do Porto como Património Mundial abriu perspectivas para uma renovação da parte antiga da cidade, a reestruturação das redes de circulação regionais que ignoraram a parte norte e nascente da cidade. É no lado poente, no grande eixo da Boavista que se erguem os primeiros Centros Comerciais e se encontram os serviços centrais de Correios e Telecomunicações.

As freguesias do Porto são: Ramalde, Lordelo do Ouro, Nevogilde, Aldoar, Foz do Douro, Massarelos, Paranhos, Cedofeita, Miragaia, Victória, São Nicolau, Santo Ildefonso, Sé, Bonfim e Campanhã.

O Porto tem 327 268 habitantes só na cidade; 999 267 na área metropolitana e 1, 562, 287 habitantes no distrito.
**************EDIFICIOS A VISITAR******************
Alfândega do Porto, Biblioteca Pública Municipal, Café Magestic, Câmara Municipal, Capela das Almas, Casa das Artes, Casa do Infante, Casa Mourisca, Casa-Museu Guerra Junqueiro, Casa de Serralves, Clérigos (Torre e Igreja), Edifício da UAP, Estação de São Bento, Faculdade de Arquitectura, Faculdade de Economia, Forte de São João Baptista, Hospital de Santo António, Igreja dos Carmelitas, Igreja dos Congregados, Igreja da Ordem Terceira de S. Francisco, Igreja de Santa Clara, Igreja de Santo Ildefonso, Igreja de São Francisco, Igreja de São Martinho de Cedofeita, Igreja dos Terceiros do Carmo, Livraria Lello & Irmão, Mercado Ferreira Borges, Palacete de Belomonte, Palácio da Bolsa, Palácio de Cristal, Palácio do Freixo, Pontes, Prédio da Rua do Teatro, Teatro de S. João, Sé Catedral, Sinagoga...

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